Conheça nossa história

Não havia nenhuma Loja Maçônica em Morada Nova, porém a Ordem já contava com alguns IIr Maçons que começaram sua vida de luz no Oriente de Russas, na Loja Deus e Fraternidade.



Por volta de 1972, no início do ano, a Loja de Russas abateu Colunas ficando os Irmãos de Morada Nova sem lugar para se dedicarem à Sublime Instituição. Era necessário encontrar um lugar para tal.



O Ir Sebastião Barbosa, que residia em Fortaleza, era vizinho do então Sereníssimo Grão-Mestre Adjunto, Luis Mello Filho e tratando com o mesmo sobre o problema, disse da dificuldade que estava havendo e pediu uma solução para o caso. De imediato, o Ir Luis Mello se comprometeu para, junto ao Sereníssimo Grão-Mestre, achar uma solução. Poucos dias depois, o Ir Luis Mello Filho chamou o Ir Sebastião Barbosa dizendo que haviam achado uma solução que era: Os Ir de Morada Nova irem para a Grande Loja.



Na ocasião o Ir Sebastião, não entendendo, disse que era difícil o deslocamento dos Irmãos para Fortaleza e rindo, Luis Mello esclareceu que “a solução encontrada era criar uma Loja no Oriente de Morada Nova”, havendo o Sereníssimo Grão-Mestre se comprometido a baixar um Decreto de Criação, o que ocorreu no dia 11 de outubro de 1972.



Estava criada a loja Maçônica do Oriente de Morada Nova.



Naquele dia, nos salões da Associação Recreativa e Cultural de Morada Nova, foi realizada a primeira reunião da Loja de Morada Nova, ainda sem nome, contando com a presença dos Irmãos fundadores: João Andrade Nantua, José Praxedes Filho, Geraldo de Freitas Carneiro, Sebastião Barbosa Rodrigues, Orlando Ernanes Chagas, todos Mestres; e Romeu Girão, com o Grau de Companheiro todos eles iniciados na Loja Deus e Fraternidade de Russas; além dos IIr Joaquim Edvaldo Chaves, Olinto Franklin Gadelha e Francisco Paes de Oliveira, de outros Orientes.



A reunião foi presidida pelo Irmão João Andrade Nantua.



Naquela ocasião, foi escolhido por unanimidade de votos o nome A\R\L\S\ LUZ DA INDEPENDÊNCIA, em homenagem aos 150 anos de Independência do Brasil, comemorado naquele ano, e a Dom Pedro I que a declarou e que era o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.



Na mesma reunião o Irmão José Praxedes Filho foi eleito como o primeiro Venerável da Loja, por indicação e exigência do Irmão João Andrade Nantua.



Era necessário que fosse construída uma sede para a Loja recém-criada e os Irmãos arregaçaram as mangas. O então Prefeito de Morada Nova, Joaquim Terceiro Chagas, fez a doação do terreno e os Irmãos através de empréstimos bancários individuais, levantaram recursos que foram empregados na construção. Até a conclusão da obra os Irmãos se reuniram em vários locais, os mais diversos, não deixando que o ideal maçônico se abatesse.



A reunião de Instalação da Loja, contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre, em exercício, Luis de Mello Filho, que havia baixado o Ato N° 23 autorizando o funcionamento provisório da Loja e a regularização dos nove Irmãos Fundadores acima nominados.